terça-feira, 29 de outubro de 2013

Literarte leva 50 autores a Feira do Livro de Frankfurt representando o Brasil, e apresenta seus artistas em Praga, Viena e Roma em uma trajetória de sucesso!

Imagine um baú de referências que misture elementos diversos como sensibilidade, talento, maturidade, enganjamento, nostalgia , amor e inspiração.Agora, imagine tudo isso misturado em 15 dias em uma fantástica turnêt a Europa de artistas com garra e determinação de buscarem o sucesso. Muita informação? Talvez, mas o que a Literarte foi buscar nesta jornada foi justamente impactar não só as carreiras de nossos  escritores e artistas, mas deslumbrar os lugares por onde passou, mostrando que a literatura contemporânea Tupiniquim, cresceu, amadureceu e tem força para ganhar o mercado.
No Brasil já sabemos das limitações editoriais e da necessidade de investimento e marketing impostas e aceitas até mesmo por nós,que fazemos a cultura neste país, publicar aqui não está nada fácil,quase uma missão impossível, segundo informações obtidas em uma das maiores editoras brasileiras, que estava ao nosso lado em Frankfurt,  a média de autores publicados é de 1 a 2  por ano,e mesmo assim...Grandes nomes,  então dá pra ter uma noção,  mas, sabemos que existe um mundo lá fora que lê, que valoriza o livro e a arte de modo geral, e que, somente podemos ganhar espaço no mesmo quando conseguirmos romper todas as fronteiras e barreiras para transformar nossa literatura em um fantástico elo mundial que nos fará fortes e nos colocará bem posicionados mostrando realmente, a que viemos.
Assim humildemente, conquistamos nosso espaço com muita ousadia em um stand pequeno, mas dentro da maior Feira do Mundo, que aliás , ficou movimentadíssimo do início ao fim, pessoas curiosas, agentes literários, editores, diretores de bibliotecas e associações de língua portuguesa, enfim, sempre que tinha um burburinho no cantinho brasileiro era lá, em nosso stand. Graças a organização e coordenação da Jornalista Dyandreia Portugal que assumiu o comando desde a cerimônia inicial até o último dia do evento e da Escritora Roseni Kuranyi, que com simpatia dominou a parte da manhã no stand,e contando  sempre com o apoio da escritora brasileira residente na Alemanha Margot Weide que apoiou a Dyandreia Portugal na comunicação desde o inicio,  além dos nossos autores é claro, estrelas maiores, a Feira foi um grande sucesso, nosso Stand  estava alegre com as caricaturas presenteadas por Danilo Marques, cheio de pessoas felizes e de bem com a vida como a Escritora Cláudia Carvalho que incorporou a Carmen Miranda e foi fotografada por jornais alemães e a Paçoca do avô , que deu nome ao livro da Dinorá Couto Cançado e roubou a cena, na cozinha experimental montada no Stand da Biblioteca Nacional que gentilmente deixou em exposição e distribuição nossos catalogos e serviu a Paçoca do avô.
Em Praga, fomos recebidos pelo consulado pelo ministro de relações exteriores, e fizemos a distribuição de alguns livros, logo em seguida, seguimos para a Mostra Saberes em Viena, promovido pela ABRASA , fechando com chave de ouro em um luxuoso evento no Castelo Cobenzl para premiados especiais com o Prêmio Diamonds Of Arts and Education, entregues por Olaf Auer, o Conde de Cobenzl, Peter Hayder (Diplomata da Onu), Dr. Luiz Fausto Valois ( `Promotor da Infancia e da Juventude, e por Queila Rosa, presidente da ABRASA.
Eu tive a honra de estar compondo a mesa para direcionar e apoiar o trabalho, e pra mim foi um momento de muita emoção, mas, o ponto alto no castelo foi o momento em que Olaf Auer contou a história do lugar, além de contar quem foram os nomes ilustres que passaram por ali,inserindo nos em sua passagem como pessoas ilustres a visitar um castelo onde Mozart ensinava Musica, a Rainha Elizabeth já foi recebida e Omar Kadafi já foi recebido,e para mim um momento emocionante foi quando entreguei oficialmente o catálogo bilíngue.
Outro momento marcante para a Literarte em Viena, foi a nomeação oficial e entrega de certificado a nossa conselheira na Itália Amilca Ismael 
Em Roma fomos em um grupo menor, e somente eu e a Flávia Assaife fomos ao bate-papo com as crianças, organizado pela Meta Brasil que é dirigida pela embaixada do Brasil na Italia, e foi um dos momentos mais gratificantes de toda a viagem.
(Roma) 
Gostaria de colocar cada detalhe nesta divulgação, mas é difícil, pois foram muitos momentos e pessoas especiais, mas, irei divulgar um passo a passo para tentar guiá-los junto conosco nesta incrivel e cultural viagem!
Grata a todos que acreditaram neste projeto, aos que não puderam ir, nossos sinceros agradecimentos e temos certeza que estavam conosco em alma e espirito torcendo para que tudo desse certo, como deu.
Vamos que vamos e em breve receberão toda a cobertura impressa através do Jornal Sem Fronteiras.
1º Dyandreia Portugal participa da cerimônia de boas-vindas aos editores e a imprensa
2º Com Alegria e irreverencia, estávamos na maior Feira do Livro do Mundo, sendo, como na Book Expo New York a única associação brasileira a ter este espaço por lá...
3º MELHORES MOMENTOS 
Frankfurt
Castelo Cobenzl (Austria) 
(Frankfurt) 
(Praga)
(Embaixada em Praga) 
(Frankfurt)
(Bratzlava) 
(Praga)
(Consulado em Praga) 
Praga
Viena - ABRASA

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Festival de Contos do Rio de Janeiro: Emoção, brilhantismo, sensibilidade em um final de semana inesquecível!



Apresentações de teatro, dança, oficinas, artistas , escritores e Leitores, marcaram a grande festa que foi o 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, resultado do 1º Festival de Contos da Literarte que recebeu a inscrição de 628 contos de países Lusófonos diversos, o Festival abre uma nova perspectiva de divulgação e popularização do gênero. 
A Cidade de Cabo Frio, local escolhido para o 1º Festival, recebeu este final de semana, centenas de pessoas, que acompanharam emocionadas as dramatizações de alguns contos, a entrega de dois prêmios de suma importância e o lançamento de diversos livros.
O Clima quente, e as lindas praias foram um atrativo a mais para receber os participantes que vieram de diversas partes do Brasil e do mundo. 
O Festival inspirado nos grandes Festivais Internacionais, foi criado para entrar na história do Estado do Rio de Janeiro e definitivamente entrar para o calendário comemorativo da cidade. 
A Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas, já recebeu o convite para estar levando o Projeto do Festival, para a cidade de Buenos Aires no início do próximo ano, fortalecendo assim, os laços de cultura e amizade já cultivados entre a Literarte e a Argentina. 
Carla Bahia, Presidente da Fundação Casa de Jorge Amado
Como pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o Festival alcançou seu objetivo de difusão do gênero, reconhecimento de novos e grandes nomes e principalmente, de levar á reconhecimento público a estruturação de um conto e a emoção que pode ser colocada em poucas linhas. 
As crianças que fizeram a abertura, o espetáculo da Cia de Dança Rosa de Marchi que abriu o convite oficial ao Intercâmbio Brasil - Argentina e a narrativa comovente dos atores, além da presença de nosso convidado especial o ator Maurício Mattar deram o toque final a este 1º Festival e fez a Releitura e dramatização do Conto vencedor do Concurso "O Quarto centenário" de Charles Simões , um maranhense muito simpático que encantos a todos com sua simplicidade e simpatia. 
Charles Simões e Maurício Mattar 
A Literarte contou com a Parceria da editora Mágico de Oz e com o apoio da secretaria de cultura de Cabo Frio representados na foto abaixo por Angela Fiengold e pelo Secretário de Cultura José Fakury 
Quem veio, certamente não se arrependeu, e com certeza, ficará marcado para sempre na história deste Festival. 
Foram lançados diversos livros, entre eles os livros da Mágico de oz, do Festival de Contos e de alguns associados como Roseli Übler e Sandro Henrique.
Toda a matéria estará na próxima edição do Jornal Sem Fronteiras, que esteve presente para a cobertura completa do evento. 
Izabelle Valladares, Maurício Mattar e Dyandreia Portugal
Os vídeos estão no YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=vAXXOFu7uS4&hd=1 (Abertura com Leitura de Nay Junqueira e Anna Beatriz Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=4p1bMbh2Z_E&hd=1 (ET de Varginha com Jannini Rosa e Izadora Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=VyryFf5uR4Y&hd=1 (Leitura do conto Divina Terra de Dulce Couto com Cláudia Mury e Walter Barros)
http://www.youtube.com/watch?v=Yf8hONtUm_I&hd=1 (Leitura do conto o Beijo de Nelson Rodrigues)  
Ano que vem nos reencontramos! 
Izabelle valladares 
Presidente da Literarte e Idealizadora do Festival
Cobertura fotográfica: Gabriel Bossini